Para que indústrias, fábricas e empresas mantenham sua produtividade e continuem com um bom fluxo de caixa, é extremamente importante que todas as máquinas e equipamentos elétricos estejam funcionando corretamente e de maneira segura. Porém, para que isso aconteça, é preciso realizar a manutenção preventiva desses itens com regularidade.
Esse tipo de manutenção tem como principal objetivo prever e evitar danos ao maquinário e é realizado por meio de programas de inspeção, reformas e reparos, aumentando assim a vida útil dos componentes e equipamentos. A manutenção preventiva deve ser realizada por uma equipe altamente capacitada e treinada, garantindo que seja possível detectar problemas antes mesmo que eles ocorram.
A manutenção preventiva, portanto, é uma poderosa ferramenta para assegurar o funcionamento constante das instalações elétricas de uma empresa ou indústria. A identificação dos riscos e possíveis problemas com maquinário é uma tarefa que não exige que o equipamento seja aberto ou desmontado, uma vez que ele se baseia apenas nas características técnicas e operativas, normalmente analisadas por estudos estatísticos.
A inspeção de rotina feita nos equipamentos elétricos básicos e rotativos consiste na verificação dos seguintes elementos:
- Limpeza;
- Ventilação e temperatura;
- Tensão;
- Análise de vibrações e ruídos;
- Temperaturas dos mancais;
- Supervisão da superfície do estator e do rotor.
O principal intuito desta manutenção, portanto, é proteger os equipamentos de prováveis paralisações e falhas. Isso é feito por meio da identificação e eliminação de causas potenciais de defeitos.
Benefícios da manutenção preventiva nos equipamentos elétricos
- Economia de tempo e dinheiro com manutenção e paralisação;
- Segurança dentro do ambiente de trabalho;
- Aumento na produtividade;
- Evita perda de máquinas e equipamentos;
- Aumenta a vida útil dos equipamentos.
Imagem: © Depositphotos.com / kalinovsky