Subestação de energia (SE) são conjuntos de equipamentos de manobra usados para dirigir o fluxo de energia em sistema de potência, elas possibilitam a sua variação através de rotas alternativas, possuindo dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de falhas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde estas falhas ocorrem.
Subestação transformadora:
A subestação transformadora elevadora converte a tensão de suprimento para uma tensão maior e se localiza próximo aos centros de geração.
A subestação transformadora abaixadora converte a tensão de suprimento para uma tensão menor e se localiza próximo aos centros de carga ou de suprimento a uma indústria, no final de um sistema de transmissão.
Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento
É responsável por interligar circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão tornado possível sua multiplicação, além de possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo a energização de trechos de menor comprimento.
Subestação Interna ou Abrigada
Onde os equipamentos são instalados protegidos do tempo, podendo ser uma edificação ou câmara subterrânea. Podem consistir de cubículos metálicos, além de subestações isoladas a gás.
Subestação Externa ou Ao Tempo
Onde os equipamentos são instalados ao tempo e, portanto, ficam expostos às condições climáticas que causam desgastes dos materiais componentes, exigindo mais manutenções e comprometem a eficiência do equipamento.
Fonte do texto: Subestações: Tipos, Equipamentos e Proteção – Prof. Paulo Duailibe