Uma turbina eólica que produz água potável é a solução inovadora que o Holandês Piet Oosterling criou inspirado nos moinhos de vento do seu país natal.
Dados da organização mundial da saúde (ONU) mostram que aproximadamente 40% da população do planeta sofrem com crises de falta de água, portanto, uma inovação como essa que gera energia limpa e água potável, passa ser considerada como solução para o planeta.
A Turbina AW é parecida com as demais, porém, possui tanques de água acoplados à haste e funciona de maneira semelhante ao ar condicionado de um carro que em dias de calor, acumula água condensada.
A tecnologia que a empresa desenvolveu baseia-se em “extrair” água a partir do funcionamento da turbina na produção de energia eólica. A turbina aciona quatro compressores. O Ar é forçado e resfriado dentro dos permutadores de calor gerando uma condensação formando água. Essas gotas de água são coletadas pelos tanques e mineralizadas para consumo humano ou para agricultura. Segundo Oosterling, a turbina consegue produzir uma média de 7.500 litros de água diariamente.
Alguns fatores como vento e temperatura, são imprescindíveis para o funcionamento da turbina AW. É necessária umidade do ar mínima de 20% e uma temperatura entre 15 a 45°C.
O sistema é barato e autossuficiente, ou seja, não necessita de energia e nem de água para funcionar, podendo ser instalado inclusive em desertos e áreas remotas. O Brasil está na lista dos locais que mais se beneficiariam com a turbina.
A empresa também produz outra turbina com função revolucionária: a WW, que além de gerar energia eólica, ainda purifica água poluída ou salgada de oceanos, lagoas e rios.
Não é de hoje que se prevê falta de água por isso, iniciativas como essa precisam ser incentivadas!
Veja mais detalhes em vídeo sobre o funcionamento da turbina AW no site planeta sustentável, clicando aqui.