Big data é um termo que se refere a um grande volume de dados que podem ser armazenados e analisados para definir estratégias e prever comportamentos das mais diversas áreas e setores
No ano de 2013 as fontes de energia solar e eólica superaram o uso de energias fósseis em todo planeta, porém, a inconstância de incidência dos raios solares e do vento, faz com que esses sistemas tenham que trabalhar com um nível alto de armazenamento, o que ainda mantém as termelétricas e hidrelétricas como principal fonte de fornecimento de energia. As termelétricas se obrigam a permanecer em funcionamento para quando houver intermitência nos sistemas eólico e solar, e isso é um importante fator de ineficiência.
Engenheiros e climatologistas têm usado o sistema de Big Data para cruzar as mais diversas informações e prever variações de vento e de radiação solar. Dados reais de ventos são armazenados e cruzados com centenas de fontes de informações climáticas 24 horas por dia para avaliar essas variações e diminuir a incerteza da geração dessas fontes, e consequentemente a necessidade de manter as termelétricas trabalhando como reserva.
As energias renováveis avançam de mãos dadas com a tecnologia em prol do meio ambiente e estão cada vez mais precisas e eficientes.
Veja a matéria original na íntegra clicando aqui.
Nós da Lorencini Brasil temos trabalhado para trazer as melhores notícias e artigos do ramo de energia, nos acompanhe nas redes sociais: