Transformadores de potência são equipamentos cujo princípio básico de funcionamento se dá a partir da conversão de diferentes níveis de tensão entre a fonte, ligada ao primário, e a carga alimentada, ligada ao secundário.
Podem ser trifásicos ou monofásicos, dependendo das necessidades específicas de cada instalação.
“Usinas e subestações são formadas por diversos equipamentos, tais disjuntores, transformadores de medição, relés, cubículos, cabos, isoladores, torres, geradores, reatores, transformadores, dentre outros”.
A definição de falha utilizada se refere ao momento em que ocorre um evento súbito, cujo resultado é o desligamento do transformador através da atuação das proteções automáticas da subestação ou mesmo em eventos catastróficos onde nem mesmo as proteções têm condições de extinguir a falha.
Falhas de grande monta em geradores, reatores e transformadores, que são os itens de maior porte e valor em uma instalação desse tipo, certamente resultam em índices de indisponibilidade maiores do que os demais, uma vez que:
- Nem sempre se dispõe de unidade reserva;
- O custo de aquisição é elevado;
- Os equipamentos são produzidos especificamente para uma determinada instalação, não sendo fabricados em série;
- Os prazos envolvidos no reparo, fabricação e transporte são ordem de meses.
Além da ocorrência de falhas há situações em que o transformador, mesmo em operação, apresenta condições anormais de funcionamento, tais como a evolução significativa dos níveis de gases combustíveis, o que motiva a intervenção para desligamento anteriormente à deflagração de uma falha. Trata-se da condição aqui referenciada como defeito.
A investigação de falhas e defeitos em transformadores de potência é uma tarefa que exige uma avaliação criteriosa de informações acerca de suas condições operacionais, ensaios específicos, inspeção interna e desmontagem da parte ativa.
A avaliação desses dados visa definir a causa raiz do problema ou, em casos onde não se dispõe de dados suficientes para tal, identificar as causas mais
prováveis e excluir aquelas que não têm qualquer relação com o evento.
Veja nossos posts sobre diagnósticos em transformadores e manutenção preditiva e entenda a importância dessa investigação e como prevenir maiores problemas.
Fonte do Artigo: “Falha em trafo” – Ricardo Bechara