Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Saiba quais os pontos determinantes em um laudo de SPDA

Para garantir muito mais segurança em edificações, o laudo de SPDA é indispensável e deve seguir determinados padrões de execução

Vamos direto ao ponto: um laudo de SPDA é um documento técnico de grande importância no que diz respeito a inspeções e medições que devem ser realizadas em um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. A sigla, inclusive, representa as iniciais deste sistema. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Lorencini Brasil. Aproveite para também compartilhar o conteúdo com os amigos e amigas que trabalham na área.

Tudo sobre o laudo de SPDA e seus pontos mais determinantes

  • Objetivo: sua principal função é verificar a conformidade do sistema de aterramento elétrico junto aos padrões da Norma Técnica Brasileira ABNT NBR-5419/2005 e também conforme os níveis de exigência da NR10.
  • Pontos de atenção:
    1. Inspeção visual por semestre: aqui o objetivo é a checagem visual do projeto de aterramento elétrico, justamente para analisar se todos os parâmetros seguem as normas vigentes. A verificação “in loco” é essencial. Todas as edificações devem passar por isso, seja qual for o nível de proteção estabelecido pelo laudo SPDA. Um relatório técnico deve ser emitido após o serviço.
    2. Itens analisados na inspeção visual: tal documentação deve apontar o gerenciamento de risco em relação à qualidade do solo (dependendo do caso); nível de fixação dos condutores e seu espaçamento (1 m na horizontal e 1,5 m na vertical); estado de conservação dos condutores em relação à formação de ferrugem ou pilha galvânica; normatização (NBR 5419 e NBR 6524) dos cabos usados na captação, descida e aterramento; existência de conexões mecânicas enferrujadas ou enterradas; distâncias de segurança; posicionamento e dimensionamento do subsistema de captação, descida, aterramento e equipotencialização.

Inspeção completa: ensaios de continuidade elétrica

SPDA natural

Trata de testes de continuidade elétrica conforme as normas vigentes, em relação a descida e eletrodos de aterramento. Devem ser realizados testes iniciais e finais. A equipotencialização também é necessária.

SPDA não-natural

Também chamado de SPDA convencional, deve ser realizado quando há descidas embutidas no reboco de uma fachada ou mesmo debaixo de fachadas aeradas. Aterramentos precisam ser observados e a equipotencialização também é indispensável.

Análises laboratoriais de altíssimo padrão

A Lorencini Brasil é uma empresa reconhecida no mercado de análises laboratoriais por sempre trabalhar seguindo altíssimo padrão na execução dos serviços. Em outras palavras, um know-how que a credencia a fazer parte da evolução dos mais variados negócios, independentemente do segmento de atuação de seus clientes. E você pode comprovar como tudo isso ocorre: aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato. Você será atendido por um profissional experiente e que prestará um suporte completo e transparente.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp