Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

A termografia é essencial para diagnósticos de sistemas elétricos

O que é termografia e como ela é usada para diagnósticos em sistemas elétricos e transformadores

A termografia é uma técnica não invasiva que permite que equipamentos como: transformadores, caixas de distribuição elétrica, sistemas de comutação ou unidades elétricas, sejam monitorados remotamente por radiação infravermelha. Essa tecnologia transforma o calor (energia térmica) em luz visível (cor) e dessa forma é possível identificar as variações anormais de temperatura que estejam danificando componentes.

O aquecimento anormal de componentes que ocorre por operação ou por distribuição externa de calor muda sua resistência elétrica danificando o equipamento e reduzindo sua eficiência. Essa resistência elétrica é monitorada através do termovisor, uma câmera que contém um sistema óptico com mecanismos de varredura horizontal e vertical chamado de microbolômetro. Um termograma é produzido pela tradução dessa resistência em um valor de temperatura que por sua vez é demonstrado em cores.

Através desses termogramas, é que se identificam as partes quentes entre uma faixa de -20ºC a 1200ºC de temperatura e a partir daí, é gerado um relatório que apresenta as temperaturas, com data, hora, local e descrição dos componentes avaliados. A interpretação desses dados vai sugerir reparos e identificar a gravidade do problema.

É aconselhável que a inspeção termográfica seja realizada antes de qualquer intervenção, como manutenções preventivas, para que os pontos aquecidos sejam precisamente identificados.

A Termografia é uma técnica essencial para diminuir os custos com manutenções preventivas, pois, demonstra pontualmente o desempenho dos equipamentos e onde há a real necessidade de uma intervenção.

 Entre em contato conosco e solicite mais informações sobre nossos serviços de termografia:

www.lorencinibrasil.com.br

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp