A manutenção preditiva diz respeito a um tipo de manutenção que é realizado antes de que surjam as falhas, e é realizado justamente para evita-las. Trata-se, portanto, do monitoramento do funcionamento e do rendimento das máquinas que estão sendo utilizadas por uma determinada empresa, analisando as condições mecânicas em que cada maquinário se encontra.
A manutenção preditiva é feita a partir de inspeções sistemáticas, que analisam cuidadosamente o desempenho das máquinas com o intuito de detectar as falhas e, assim, realizar os ajustes e ações de conservação necessárias, de modo que os problemas sejam os menores possíveis e não apareçam de surpresa.
Importância da manutenção preditiva
A manutenção preditiva tem uma grande importância para as empresas, pois é justamente por meio dela que a manutenção dos aparelhos e maquinário se torna mais barata e prática. Isso porque, quando um maquinário apresenta falhas, por menor que seja a manutenção necessária, ela certamente já apresenta um custo significativo e que pode prejudicar diretamente a produtividade.
Como a manutenção preditiva é previamente planejada, ela é fundamental para evitar que essas falhas apareçam de repente, de modo a melhorar os resultados da empresa em questão de produtividade, e garantir a conservação dos maquinários. Uma vez que se realiza a manutenção preditiva, os empreendedores têm a certeza de que podem contar com seus equipamentos, pois os problemas são resolvidos antes mesmo de apresentarem os sinais mais graves.
Essa manutenção pode ser feita a partir de várias medidas, sendo que as principais são: análise de vibrações, termografia, análise de trincas e medição de espessuras. Saiba mais a seguir, sobre a análise de vibrações, que é uma das medidas essenciais e que tem sido cada vez mais utilizada devido aos seus ótimos resultados.
Análise de vibrações na manutenção preditiva: o que é?
Das medidas mais importantes para se realizar a manutenção preditiva, está a análise de vibrações. Trata-se de uma manutenção antecipada que consiste em analisar as vibrações das máquinas em funcionamento, de modo a identificar as alterações na distribuição de energia que estão causando essas vibrações. Todos os níveis de vibração são levados em consideração.
Como é feita a análise de vibrações manutenção preditiva
As vibrações de cada equipamento são coletadas a partir de um aparelho chamado acelerômetro. Os dados coletados são transferidos imediatamente para um computador que realiza a análise com base em parâmetros de frequências, que indicam as variações de vibração em cada caso.
Vantagens em investir na análise de vibrações de manutenção preditiva
A maior e principal vantagem é justamente detectar as falhas antes que elas aconteçam. Além disso, há vantagens como:
- Maior vida útil dos equipamentos;
- Menor gasto com manutenções dos equipamentos (fica muito mais barato realizar a manutenção preditiva do que a manutenção corretiva);
- Maior confiabilidade no maquinário;
- Maior produtividade (sem equipamentos parados, a produtividade obviamente é maior);
- Evita paradas de inspeção.
Crédito: Natnan Srisuwan / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus