Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Energias renováveis: O avanço da Biomassa no Brasil

Biomassa é uma fonte de energia renovável que tem crescido muito no brasil

Energias renováveis tem sido o assunto em pauta. Na preocupação com o meio ambiente com a intensão de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e na possível escassez de combustíveis fósseis (Petróleo), é que se evoluem constantemente as atividades que geram energias renováveis e dentre elas, uma que tem avançado no Brasil, a biomassa.

Biomassa é a fonte de energia como o nome já diz, que provém de material biológico, em sua maioria resíduos vegetais como madeira, resíduos agrícolas e provenientes de aterros sanitários, que produzem energia ao serem queimados. O oxigênio do ar se combina com o carbono das plantas para liberar energia, água e dióxido de carbono (CO2), essa energia é aplicada à água fervente, transformando-a em vapor, o vapor alimenta turbinas, criando eletricidade. fonte:(clique aqui)

Aprenda como uma usina de ondas funciona para geração de energia elétrica

A Biomassa é muito utilizada pela própria indústria que a criou, como exemplo uma indústria de produtos florestais que queimam suas madeiras residuais gerando eletricidade para suas próprias fábricas. Outro exemplo de biomassa são os biocombustíveis, onde basicamente a plantação a base de amido e açúcar é fermentada gerando o etanol.

No Brasil, Cerca de 30 milhões de habitações rurais recebem iluminação e água quente feita a partir do biogás. Fornos que usam a biomassa como fonte de energia são utilizados por cento e sessenta milhões de domicílios. Fonte: (clique aqui)

Dados indicam que a energia gerada da biomassa no Brasil atingiu o total de 11.250 MW de potência instalada por meio de 474 usinas em operação e já ultrapassa a capacidade de Belo monte estimada em 2009, 11.233 MW. Esse alcance corresponde em sua maioria de bagaço e palha da cana-de-açúcar. Os números foram divulgados pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),divulgou que a cana é a principal fonte de geração de biomassa no país cerca de 81,6% do total.

Em nosso país, a biomassa ocupa a terceira posição, atrás apenas das usinas hidrelétricas e a  de gás natural. Acompanhe detalhes do avanço da Biomassa no Brasil na matéria do Globo Rural dessa semana: (clique aqui)

Profissionais e parceiros da área de energia elétrica, acompanhe nossos canais e fique por dentro dos assuntos relacionados:

Site | Facebook | Linkedin

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp