Energias renováveis tem sido o assunto em pauta. Na preocupação com o meio ambiente com a intensão de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e na possível escassez de combustíveis fósseis (Petróleo), é que se evoluem constantemente as atividades que geram energias renováveis e dentre elas, uma que tem avançado no Brasil, a biomassa.
Biomassa é a fonte de energia como o nome já diz, que provém de material biológico, em sua maioria resíduos vegetais como madeira, resíduos agrícolas e provenientes de aterros sanitários, que produzem energia ao serem queimados. O oxigênio do ar se combina com o carbono das plantas para liberar energia, água e dióxido de carbono (CO2), essa energia é aplicada à água fervente, transformando-a em vapor, o vapor alimenta turbinas, criando eletricidade. fonte:(clique aqui)
A Biomassa é muito utilizada pela própria indústria que a criou, como exemplo uma indústria de produtos florestais que queimam suas madeiras residuais gerando eletricidade para suas próprias fábricas. Outro exemplo de biomassa são os biocombustíveis, onde basicamente a plantação a base de amido e açúcar é fermentada gerando o etanol.
No Brasil, Cerca de 30 milhões de habitações rurais recebem iluminação e água quente feita a partir do biogás. Fornos que usam a biomassa como fonte de energia são utilizados por cento e sessenta milhões de domicílios. Fonte: (clique aqui)
Dados indicam que a energia gerada da biomassa no Brasil atingiu o total de 11.250 MW de potência instalada por meio de 474 usinas em operação e já ultrapassa a capacidade de Belo monte estimada em 2009, 11.233 MW. Esse alcance corresponde em sua maioria de bagaço e palha da cana-de-açúcar. Os números foram divulgados pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),divulgou que a cana é a principal fonte de geração de biomassa no país cerca de 81,6% do total.
Em nosso país, a biomassa ocupa a terceira posição, atrás apenas das usinas hidrelétricas e a de gás natural. Acompanhe detalhes do avanço da Biomassa no Brasil na matéria do Globo Rural dessa semana: (clique aqui)