Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

O envelhecimento dos transformadores

Como se dá o processo de envelhecimento dos transformadores e os isolantes

O envelhecimento dos transformadores de potência se dá devido à degradação dos materiais responsáveis pelo isolamento, podendo ser o papel que envolve os condutores dos enrolamentos no caso de isolamento sólido, e também da degradação do óleo isolante que envolve a parte ativa.

modelo de transformador a seco

Levando em consideração que o óleo isolante pode ser avaliado por análise cromatográfica e/ ou físico-química, esse óleo poderá ser tratado regenerado ou substituído, dependendo do resultado obtido através dos ensaios. Por esse motivo o isolamento sólido torna-se determinante para o envelhecimento do transformador, já que para substituí-lo é necessário abrir o equipamento e trocar as bobinas.

Modelo de transformador de 500 Kva

Para avaliação dos isolantes sólidos, considera-se o grau de polimerização (GP) das suas cadeias celulósicas que são danificadas pelo calor natural produzido pelo transformador e por, umidade e oxigênio presentes no óleo isolante. Conforme o grau de deterioração aumenta, o GP diminui.

Modelo de transformador de 30 Mva

Os esforços mecânicos que ocorrem no transformador como, por exemplo, um curto circuito passa a não ser suportado por esse isolante sólido, devido ao grau polimerização estar diminuído, as cadeias celulósicas quebradiças e o papel desintegrando-se. Conteúdo baseado no artigo: “Análise de falhas em transformadores de potência” – de Ricardo Bechara

Não perca os conteúdos que a Lorencini Brasil disponibiliza para profissionais e estudantes da área de elétrica, acompanhe-nos nas redes:

Site | Facebook| Linkedin

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp